sábado, 22 de janeiro de 2011

Resultados Desportivos – Objectivos

Quando desenhamos um programa de taper, treinadores e atletas devem estar atentos ao nível de resultados desportivos atingidos pelo atleta para que possa definir de forma realista os objectivos de rendimento e para avaliar a eficácia deste período após a competição principal. Definir expectativas irrealistas poderão ter um impacto negativo no estado psicológico e motivacional do atleta, daí o dever de procurar evitar a sua definição (Mujika, 2009).
Resultados alcançados em séries de treino típicas, poderão fornecer excelentes indicadores relativos à adaptação do atleta ao treino. A constante comunicação entre treinador e atleta pode fornecer informações mais valiosas sobre como as coisas estão a correr, do que qualquer marcador biológico ou qualquer escala psicológica. Baseado nestes instrumentos simples o programa de taper pode ser individualizado e aperfeiçoado (Mujika, 2009).
Treinadores e atletas nunca devem subestimar as consequências do taper em relação aos ganhos induzidos no desempenho desportivo, independentemente de eventualmente parecerem muito reduzidos (Mujika, 2009).
A aplicação do taper produz melhorias nos resultados desportivos, geralmente atribuídos ao aumento dos níveis de força e potência muscular, a incrementos neuromusculares, hematológicos e hormonais. Produz também melhoras no estado psicológico dos atletas, situando-se dentro de um intervalo de melhoria que vai desde os 0,5% até 6,0% (Mujika, 2009).

Sem comentários:

Enviar um comentário