Esta partilha/reflexão não visa alimentar discussões sobre os actuais critérios, uma vez que por princípio terão sido definidos com o objectivo de aproximar a natação portuguesa à elite europeia nestes escalões. Com esta partilha gostava apenas que fosse efectuada uma reflexão para o futuro, sendo esta uma opinião pessoal, que poderá não ser partilhada por outros.
O porquê desta reflexão?
- Esta tabela de mínimos para os europeus de juniores é a mais exigente da história na natação portuguesa.
- Em princípio, pela primeira vez participarão no Europeu de Juniores nadadores com menos 2 anos de idade e de treino do que em edições anteriores.
- Ainda não se encontra disponível o regulamento específico da competição, que poderá sofrer alterações relativamente às edições anteriores.
- Em princípio poderão participar nadadoras com idades entre os 14 e os 17 anos e nadadores com idades entre os 15 e os 18 anos.
- É evidente que a progressão dos nadadores juniores na época anterior (2014/2015) foi observada por todos, mas será que se reflectiu sobre o porquê que isso aconteceu. A tabela de mínimos para o Europeu de Baku foi a mais acessível dos últimos 5 anos.
- Os nadadores poderão ou não ter acreditado desde o início do processo de treino que conseguiriam alcançar este Objectivo? Esta crença poderá ou não ter aumentado a motivação intrínseca e confiança nas suas capacidades individuais?
Estas são apenas alguma considerações e perguntas que faço, podendo inclusive estar a analisar mal os acontecimentos.
Mas existem outros factos:
- Se a tabela desta época estivesse em vigor para a obtenção de mínimos para os Jogos Europeus em Baku, os nadadores João Vital e Guilherme Pina não teriam participado nesta competição! Acho que foi uma prova marcante para todos e uma injecção de motivação e confiança, pois estes nadadores obtiveram 100% de recordes pessoais na prova internacional seguinte. Não esquecer que o João Vital foi finalista no Mundial de Singapura.
- À partida, por esta tabela, a obtenção de mínimos é quase garantia de acesso às meias-finais e finais (em comparação directa com os resultados de Baku). Se o objectivo é ter o momento mais alto na competição e sendo expectável uma melhoria de cerca 1% então poderemos ainda subir mais na classificação.
Sem comentários:
Enviar um comentário